sexta-feira, 30 de julho de 2010

Projeto Viveiro de Cana - Clube Juvenil Rural O Pioneiro

Plantio de mudas
Foto do Projeto Mudas de cana de Açúcar Livre de Doenças do Clube Juvenil Rural "O Pioneiro" de Piracicaba,S.P., criado pelo Departamento de Extensão Rural da Esalq e do Calq (Centro Academico Luiz de Queiróz), no Bairro Campestre, pelos alunos e sócios do Calq - Darcy Beismann, José Norival Augusti e Maria Helena Calafiori - em 1964. Na foto vê-se clubistas Schiavolin e Cristofoleti moradores do bairro colocando a placa indicativa do Projeto Viveiro de Mudas de Cana.
Os professores orientadores deste projeto foram: Dr. José Molina e Dr Ariovaldo Queda.
Os viveiros de variedades de cana de açúcar em três propriedades do bairro do Campestre foram instalados após levantamento da situação das variedades nas culturas do bairro, que tinham diversas doenças de vírus e bactérias transmitidas pelo uso constante das mesmas variedades sem tratamento. Foi contactado o Viveiro de mudas do Instituto de Açúcar e Álcool de Araras e eles cederam um caminhão de mudas tratadas livres de virus e bactérias para tres campos de cultivares livres de doenças, e estes foram doados e cedidos a três pais dos alunos do Clube(CJRoP), para redistribuir no ano seguinte para outros pais de clubistas. O contato com o Instituto de Açúcar e Álcool de Araras foi feito pelos professores universitários Molina e Queda que conseguiram as mudas para demonstração e o caminhão para transporte das mudas foi emprestado pelo Schiavolin.
Na época eu era estagiário de Extensão Rural e a foto registrou o momento em que estou fixando a base da placa acompanhado de meus colegas clubistas Schiavolin e Cristofoleti .

Nenhum comentário:

Postar um comentário